Osteoporose, o que preciso saber?

O Dia Mundial de Combate à Osteoporose, comemorado em 20 de outubro, é uma campanha anual dedicada à conscientização global para prevenção, diagnóstico e tratamento da osteoporose.

A osteoporose torna os ossos frágeis, facilitando o risco de fratura após um a pequena queda, por não ter sintomas precisas o seu diagnóstico é descoberto após um relato de fratura.

As fraturas mais frequentes associadas a osteoporose ocorrem no quadril, coluna e punho. Os idosos correm o maior risco de osteoporose, com quase 75% das fraturas de quadril, coluna e punho ocorrendo em pessoas com 65 anos ou mais.

Quando falamos em prevenção um programa de exercícios para pessoas com osteoporose deve visar especificamente a postura, equilíbrio, marcha, coordenação e estabilização do quadril e tronco, em vez da aptidão aeróbica geral. Um fisioterapeuta pode recomendar um programa de exercícios direcionado, adequado às necessidades e capacidades individuais.

A Fundação Internacional de Osteoporose (International Osteoporosis Foundation – IOF), lançou neste mês um instrumento denominado “Verificação de Risco de Osteoporose”, é um teste que identifica fatores de risco para osteoporose e fraturas, cujo objetivo é educar pacientes e o público em geral sobre o risco individual de fratura por fragilidade, como também orientar ações em relação a prevenção e controle desta doença.  Podendo acessar nesse link https://riskcheck.osteoporosis.foundation/?_ga=2.126572873.555164953.1603239218-106592615.1603239218

Em pessoas com osteoporose, as quedas geralmente resultam em fraturas. Reduzir o risco de quedas é possível e é uma das muitas medidas de estilo de vida que podem fazer uma grande diferença positiva na manutenção da saúde óssea, independência e qualidade de vida. Os fatores de risco de queda incluem quaisquer perigos em casa, como pisos escorregadios ou objetos que podem fazer você tropeçar, pouca iluminação, móveis instáveis ​​ou falta de corrimão nos banheiros ou ao longo das escadas.

Dra. Tamiris Magalhães  CREFITO-9/209805-F