24 De Junho Dia Mundial Da Prevenção De Quedas Em Idosos

A cada 15 segundos, um idoso é atendido em um serviço de emergência em decorrência de uma queda, e a cada dez idosos que procuram pelo serviço médico, três precisam ser internados. Segundo dados do Ministério da Saúde, dentre as complicações mais graves estão fraturas, principalmente de fêmur, e traumatismo craniano.  Estudos mostram, ainda, que 30% dos idosos sofrem quedas e 75% dessas quedas acontecem dentro das próprias residências.

No dia 24 de junho, quando se comemora o Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos, o alerta é para algumas ações simples que podem evitar possíveis acidentes em casa, como retirar tapetes soltos, melhorar a iluminação dos ambientes e instalar corrimãos em escadas e barras de seguranças nos banheiros.

O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo, no qual há alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas, com redução na capacidade de adaptação homeostática às situações de sobrecarga funcional, alterando progressivamente o organismo e tornando-o mais susceptível às agressões intrínsecas e extrínsecas.

A queda é definida por como uma falta de capacidade para corrigir o deslocamento do corpo, durante seu movimento
no espaço. As quedas entre pessoas idosas constituem um dos principais problemas clínicos e de saúde pública devido a sua alta incidência, às consequentes complicações para a saúde e os custos assistenciais.
Os idosos mais susceptíveis a quedas são aqueles que apresentam alguma enfermidade, especialmente as que levam  a alterações da mobilidade, equilíbrio e controle postural, sendo a ocorrência de quedas diretamente proporcional ao grau de incapacidade funcional.

É possível diminuir a ocorrência de quedas com cuidados simples como: a) promoção da saúde e prevenção de quedas; b) revisão das medicações; c) modificações nos domicílios; d) promoção da segurança no domicílio; e) promoção da segurança fora do domicílio. Intervenções multidisciplinares podem auxiliar no processo de prevenção de quedas no âmbito populacional.

Para maiores informações procure um Fisioterapeuta especialista em Gerontologia.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *