Estrutura Muscular E Seus Componentes Principais

Os músculos são estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. As três funções especificamente relacionadas ao movimento humano são: contribuir para a produção do movimento do esqueleto, auxiliar na estabilidade articular e manter a postura e o posicionamento do corpo. Músculos e grupos musculares  estão arranjados de tal forma que podem contribuir individualmente ou coletivamente para gerar  um movimento muito pequeno e fino ou um movimento amplo e potente.

Cada músculo individual possui uma porção central espessa, o ventre do músculo. Revestindo a parte externa do músculo, existe outro tecido fibroso, o epimísio. Essa estrutura desempenha um papel vital na transferência da tensão muscular para o osso. Feixes de fibras musculares são chamados fascículos. Cada fascículo pode conter até 200 fibras musculares. Os fascículos é revestido de uma densa bainha conjuntiva chamada perimísio, que protege as fibras musculares e proporciona vias para os nervos e vasos sanguíneos. O endomísio é uma bainha  muito fina que contém os capilares e nervos que nutrem  e inervam cada fibra muscular, também funciona como isolante para a atividade neurológica intramuscular. Abaixo do endomísio, existe o sarcolema que é uma delgada superfície de membrana plasmática que se ramifica pelo músculo. Em nível microscópico, uma fibra pode ser ainda decomposta em numerosas miofibrilas, esses delicados filamentos semelhantes  a hastes avançam pelo comprimento total do músculo e contém proteínas contráteis musculares.

Pode haver centenas ou milhares de miofibrilas em cada fibra muscular, e cada fibra esta ocupada com 80%  de miofibrilas. O restante da fibra consiste em organelas habituais, mitocôndrias, sarcoplasma, retículo sarcoplasmático e túbulos-T, ou túbulos transversos. As miofibrilas apresentam estrias transversais  resultantes de filamentos claros e escuros dispostos em uma ordem que forma padrões repetidos de faixas. A faixa escura é a miosina, uma proteína espessa, e a faixa clara é a actina, um polipeptídeo fino. Uma unidade  dessas faixas é chamado sarcômero. Essa estrutura é a unidade contrátil efetiva do músculo que promove tensão.

Os músculos esqueléticos totalizam mais de 600, o que constitui cerca de 40% a 50% do peso corporal, e entre eles existem 215 pares de músculos. Os músculos normalmente são denominados de acordo com uma ou mais características distintas, como sua aparência visual, localização anatômica  ou função.

O tecido músculo esquelético  possui quatro propriedades relacionadas à sua capacidade de produzir força para a execução de movimentos em torno das articulações, são elas:

  • Irritabilidade ou Excitabilidade: propriedade do músculo de reagir ou responder a estímulos químicos, elétricos ou mecânicos.
  • Contratilidade: é a capacidade do músculo de se contrair e desenvolver tensão ou força interna contra resistência quando estimulado.
  • Extensibilidade: é a capacidade do músculo de se alongar passivamente além de seu comprimento normal de repouso.
  • Elasticidade: é a capacidade do músculo de retornar ao seu comprimento normal de repouso depois de alongado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *