ZIKA VÍRUS, curso gratuito oferecido pelo Ministério da Saúde

O vírus da ZIKA identificado no Brasil a partir do mês de Abril de 2015 tem provocado grande preocupação das autoridades responsáveis. Com a confirmação pelo Ministério da Saúde da relação do vírus com a microcefalia e uma possível relação com a síndrome de Guillain-Barré.

Os vírus da dengue, chikungunya e zika são transmitidos pelo mesmo vetor, o Aedes aegypti, os sintomas são  muito semelhantes, como febre e dores musculares.

A única maneira de combater esses vírus é não deixando o mosquito proliferar, eliminando os criadouros. Mantendo garrafas sempre viradas para baixo, colocando terra nos pratos das plantas, não deixar tampas ou vasilhas acumularem água nos quintais, eliminar focos do mosquito. E para proteção utilizar telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, evitar vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.

Com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde para melhor atender os pacientes, o Ministério da Saúde junto com o site UNA-SUS estão oferecendo o curso “ZIKA: abordagem clínica na atenção básica”, aos interessados as inscrições ainda estão abertas. O curso é gratuito e online. Para obter maiores informações o curso acesse o link: http://www.unasus.gov.br/cursos/zika.

O curso está estruturado em quatro Unidades Educacionais, que tratam dos temas: aspectos epidemiológicos, promoção à saúde e prevenção de infecção pelo vírus da Zika; quadro clínico e abordagem a pessoas infectadas com vírus da Zika; os cuidados com as gestantes com suspeita ou confirmação de infecção pelo vírus da Zika e do recém-nascido com microcefalia e a vigilância da infecção por vírus Zika e suas complicações.

É fundamental ao profissional na área de saúde adquirir conhecimento para melhor informar seus pacientes, e trocar ideias com colegas de trabalho sobre um assunto que está assustando a população.

Aos interessados em realizar ao curso as inscrições começaram dia 19 de fevereiro de 2016 e irão até dia 15 de fevereiro de 2017. Com carga horária de 45 horas.

Aproveitando o Post no site http://www.unasus.gov.br/cursos encontra-se outras oportunidades de cursos.